Você precisa de um Family Office?

Family Office é um tipo de estrutura financeira que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. Seu objetivo é gerir e preservar o patrimônio de famílias ricas, oferecendo uma ampla gama de serviços financeiros e de consultoria para atender às necessidades específicas de cada família.

A origem dos Family Offices remonta ao século XIX, quando famílias ricas como os Rothschilds e os Rockefellers criaram suas próprias estruturas financeiras para gerir seus patrimônios. Desde então, o conceito evoluiu para se tornar uma solução amplamente utilizada por famílias de alta renda em todo o mundo.

Os Family Offices podem ser divididos em dois tipos:

Single Family Offices
Os Single Family Offices são estruturas financeiras criadas especificamente para atender às necessidades de uma única família. Geralmente, para fazer sentido uma família ter um escritório de investimentos próprio, ela deve ter um patrimônio financeiro relevante (centenas de milhões de reais) e/ou uma estrutura complexa de ativos ou familiar.

Multi Family Offices
Oferecem serviços financeiros para várias famílias ricas. Antigamente, para fazer parte de uma estrutura destas a família precisava ter uma carteira de investimentos considerável (dezenas de milhões de reais), no entanto, com a tecnologia e desenvolvimento do mercado de capitais, esta realidade mudou um pouco.

No nosso caso, Amazônia Capital (), somos um Multi Family Office que atende famílias com patrimônios financeiros superiores a R$2,5 milhões e buscamos ter uma relação próxima, personalizado e muito aprofundada em necessidades específicas dos nossos clientes. A ideia é que cada cliente se sinta como tendo o seu próprio Family Office.

Independentemente do tipo, os Family Offices oferecem uma ampla gama de serviços financeiros para ajudar as famílias a gerir seu patrimônio. Isso inclui gestão de investimentos, planejamento tributário, planejamento sucessório, gestão de riscos e seguros, entre outros serviços.
Além disso, os Family Offices também podem oferecer serviços de consultoria para ajudar as famílias a tomar decisões financeiras importantes, como investimentos em novos negócios ou aquisições de imóveis. Esses serviços de consultoria são especialmente úteis para famílias que têm pouco conhecimento ou experiência em finanças.

Uma das principais vantagens dos Family Offices é que eles oferecem uma abordagem personalizada para gerir o patrimônio de cada família. Ao contrário de outras estruturas financeiras, como bancos de investimento ou corretoras, os Family Offices trabalham exclusivamente com uma única família ou um pequeno grupo de famílias. Isso permite que eles desenvolvam um relacionamento próximo com seus clientes e entendam suas necessidades específicas.

Outra vantagem dos Family Offices é que eles oferecem um alto grau de privacidade e confidencialidade. Como as informações financeiras das famílias são altamente sensíveis, os Family Offices geralmente trabalham em sigilo absoluto e garantem que as informações de seus clientes sejam mantidas em sigilo.

Os Family Offices também podem ajudar as famílias a preservar e proteger seu patrimônio de maneira eficiente. Isso inclui a implementação de estratégias fiscais eficientes, a diversificação de investimentos e a minimização de riscos.
Se o investidor tem condições financeiras de ter acesso a um Family Office, certamente esta é a estrutura mais eficiente e alinhada com seus interesses que ele pode ter. Alguns pontos que destacamos:

Forma de remuneração: Via de regra, os Family Offices cobram uma única e transparente de seus clientes (pode ser uma taxa fixa, ou um % do patrimônio gerido). Esta forma de cobrar é muito diferente dos escritórios de agentes autônomos ou private banks, que se remuneram com comissões, spreads ou taxas de produtos. No final do dia, a forma de remuneração dos Familly Offices acaba gerando um alinhamento muito maior com a estratégia de construção e preservação do patrimônio do cliente ao longo do tempo.

Capacidade técnica: Geralmente as equipes dos Family Offices são mais bem formadas, aprofundadas e tecnicamente superiores do que em outras estruturas. É claro que isso não é uma regra absoluta, mas é uma constatação muito fácil de se perceber no mercado.
Alinhamento de interesses e personalização: Mesmo os Multi Family Offices conseguem oferecer um serviço único e extremamente personalizado para cada cliente, além de, ao longo do tempo, se adaptar às novas necessidades e situações de vida dos clientes.

Independência: Family Offices são estruturas independentes e separadas de uma instituição financeira. Com isso fica livre de conflitos comerciais e sempre incentivada a oferecer os melhores produtos e negócios para seus clientes.
Quer saber um pouco mais como pensamos e trabalhamos. Entre em contato conosco através do nosso site www.amazoniacapital.com ou leia nosso blog https://amazoniacapital.com/blog-2/

posts recentes