Condicionamento mental e nossos investimentos

Esta semana revi um vídeo que havia gostado muito e que nos tinha levantado algumas reflexões sobre nosso condicionamento mental e a forma de encarar o mundo e os investimentos.

Vale a pena checar! O vídeo mostra a tentativa de andar em uma “bicicleta invertida”:
https://www.youtube.com/watch?v=oI2aMKwXXnE

A estratégia de investimentos é uma área em que o condicionamento mental, vieses e ideias pré-concebidas têm grande impacto. Assim como no vídeo da bicicleta invertida, nossos cérebros são condicionados a pensar de uma certa maneira, o que pode nos levar a tomar decisões de investimento equivocadas.

No entanto, a boa notícia é que nosso cérebro tem uma plasticidade incrível e pode mudar sua forma de funcionar e pensar com treino. Portanto, é importante exercitar a flexibilidade mental para desafiar o condicionamento e tomar decisões de investimento mais acertadas.

Algumas ações que podemos adotar incluem discutir nossas teses de investimento com pessoas diferentes que pensem diferente de nós, manter uma “luz amarela” quando estamos muito empolgados com um investimento e dar preferência a negócios sólidos e previsíveis. Também é importante carregar de conservadorismo e ceticismo as premissas para a precificação de um ativo e fazer hedge para todos os nossos investimentos.

Ao seguir essas práticas, podemos exercitar a flexibilidade mental e nos proteger contra os vieses e ideias pré-concebidas que podem afetar nossas decisões de investimento. Lembrando que o objetivo é alcançar uma carteira de investimentos equilibrada, que nos permita crescer financeiramente e proteger nosso patrimônio ao mesmo tempo.

Se quiser saber mais da nossa abordagem e forma de investir, entre em contato por aqui ou um whats. Será um prazer conversar!

#gestaodepatrimonio #wealthmanagement #equities #investimentos #investments

posts recentes