Inteligência Artificial: Bolha ou uma Onda se Formando?

Estamos testemunhando uma revolução tecnológica impulsionada pela IA, e seu impacto em diversos setores está apenas começando a ser sentido. À medida que as empresas investem em AI para aprimorar seus produtos, serviços e processos, elas estão abrindo caminho para um futuro transformador.

Minha opinião sobre AI: Inteligência Artificial vai ser muito, mas muito mais revolucionária do que estamos imaginando. Pode ser uma mudança semelhante à chegada da energia elétrica em nossas vidas.

Vem por aí uma onda de oportunidades de investimentos, certamente este setor criará um valor colossal. Eu pessoalmente acredito que muito em breve veremos empresas valendo DEZENAS DE TRILHÕES de dólares.

Difícil é acertar o “cavalo” vencedor. Como montar uma carteira para se beneficiar deste fenômeno? Se for diversificamos muito, corremos o risco de acertar a tese, mas levar muito pouco para a casa. Por outro lado, se concentrarmos muito, corremos o risco de acertar a tese, mas errarmos completamente o alvo.

Não tem uma fórmula mágica aqui e, para não dizer o que eu faria, farei melhor, vou dizer como montei minha “carteira AI” pessoal. Concentrei 65% da carteira em 8 empresas (dividindo entre big techs consolidadas e small caps aparentemente promissoras) e 35% em dois ETFs que são focados exclusivamente nos temas AI e robótica. 

É importante ponderar que algumas dessas ações já estão sendo negociadas a preços elevados, alguns muito superiores aos vistos na bolha da internet (como, por exemplo, NVIDIA negociando a quase 30x sua receita). Muitos dizem que é mais uma bolha e estas pessoas têm todos os argumentos certos para dizer isso. Eu, por outro lado, acho que é uma onda que está apenas se formando e que vai crescer muito antes de estourar. 

Um ponto que vale ser mencionado: Apesar de eu acreditar muito nesta tese acima, ainda estamos falando de uma “tese”, que pode estar completamente equivocada. Portanto, é importante balancear bem o portfólio e reservar um espaço adequado e responsável para estes investimentos.

Outro efeito importante que acredito ainda não estar precificado nos mercados é o efeito deflacionário que a AI pode gerar. Com a automação de tarefas e processos, a AI reduzirá significativamente os custos operacionais, aumentará a eficiência e impulsionará a produtividade em geral. Isso, por sua vez, pode levar a preços mais baixos para os consumidores e uma economia mais dinâmica.

A velocidade com que a tecnologia avança é impressionante, e as inovações surgem de forma incessante. Nesse contexto de transformação constante, é fundamental abraçarmos a mentalidade de que a mudança é a única certeza. Ao nos adaptarmos e nos mantermos abertos ao desconhecido, abrimos portas para novas possibilidades e oportunidades. O futuro se apresenta como um horizonte repleto de surpresas e desafios, e cabe a nós enfrentá-los com entusiasmo e coragem.

 

“A única coisa constante é a mudança.” – Heraclito

posts recentes